Um buraco na calçada da Rua Barão do Triunfo, no bairro Azenha, em Porto Alegre, tem incomodado moradores da região desde agosto de 2017. O calçamento estaria cedendo sobre um encanamento de esgoto pluvial. A reclamação foi registrada no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS.
Segundo a assistente administrativa Miriam Menezes, 48 anos, o problema começou quando uma idosa tropeçou no trecho. Depois disso, moradores perceberam que o chão da calçada estava cedendo aos poucos. Passados oito meses, quem mora nas imediações tenta sinalizar o problema com galhos de árvore e pedaços de lajes.
— Hoje, o buraco está imenso e a calçada fica cada vez mais oca. Pela noite, a rua é muito escura e não tem como ver o buraco. Quem passa por aqui corre o risco de cair dentro dele e se machucar — conta Miriam.
No subsolo, há um encanamento de esgoto pluvial obstruído e raízes de árvore expostas. Conforme relatos, o local exala forte mau cheiro, atraindo baratas e moscas varejeiras.
— Não passa nada pelo encanamento. Quando chove muito, a água corre direto por aqui. É lamentável ver no que se tornou. A cidade está abandonada — desabafa Miriam.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, através da Seção Centro de Conservação de Águas Pluviais informa que "a demanda foi incluída na programação de vistorias desta semana".
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.