Após exporem o problema de um pinheiro que corre o risco de cair sobre fios de alta tensão na Rua Marquês do Pombal, moradores da região relatam novo motivo para preocupação, dessa vez na Rua Dona Leopoldina, entre as ruas Felicíssimo de Azevedo e Carlos Von Koseritz, no bairro São João, em Porto Alegre. Conforme reclamação no aplicativo Pelas Ruas feita por Rosana Beck, galhos de árvores estariam podres e ameaçando cair na calçada. Eles estariam praticamente suspensos por fios de energia elétrica.
— Cada vez que bate um vento, um galho cai. Parece que estão presos de forma superficial na árvore — explica. — Tem vários galhos menores, que já preocupam, mas tem um grande que é o pior, e ele parece estar solto.
Segundo Rosana, o problema virou tema de debate entre vizinhos que passam pelo local. Eles afirmam que registraram reclamações junto à prefeitura algumas vezes.
— Se cai em cima de uma carro, estraga a lataria. Imagina se cai em uma pessoa! Eu sempre peço pra minha família não passar por ali — argumenta.
Segundo Rosana, nenhum retorno sobre o problema foi obtido com a prefeitura. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pelo serviço de podas na cidade, os cabos estão em contato com fios de energia, e é preciso que a CEEE faça uma avaliação prévia do trabalho no local. Segundo a CEEE, o problema não foi repassado à concessionária. A companhia afirma que moradores precisam registrar reclamações com a empresa.
Leia a nota da CEEE na íntegra
Em atenção ao fato descrito pela leitora, a CEEE esclarece que, embora as podas em geral sejam responsabilidade da prefeitura, quando existe alguma interferência na rede elétrica, esse serviço é executado pela concessionária de energia. Além do programa preventivo mantido pela distribuidora, nas circunstâncias em que há casos ainda não identificados pela CEEE, o consumidor deve abrir um chamado junto aos canais formais de atendimento. Dessa forma, cada situação é avaliada conforme seus riscos e sua necessidade de atuação.
Assim, a orientação quando são observados galhos em contato com a rede elétrica ou algum tipo de fiação é, em primeiro lugar, o cliente informar a CEEE. Logo que isso é feito, a Companhia ingressa com a solicitação na sua programação conforme o que estabelecido pelo órgão regulador (Aneel) e o serviço é executado de acordo com os critérios técnicos de prioridade, baseados no risco oferecido, local (para ver o horário e o dia mais adequados, por exemplo), etc. É importante acrescentar que na maioria dos casos onde existe arborização mais densa, os cabos são "protegidos", reduzindo significativamente os riscos.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.