Um pinheiro tem preocupado moradores da Rua Marquês do Pombal, entre as ruas Felicíssimo de Azevedo e Carlos Von Koseritz, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. A árvore estaria podre, com risco de cair a qualquer momento sobre fios de alta tensão.
O problema foi registrado pela aposentada Silvia Eckert, por meio do aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. A usuária afirma que moradores da região têm registrado reclamações para a prefeitura há mais de um ano.
— Minha preocupação é em dias de temporal e ventania, estou sempre de olho pela janela. Já caíram vários galhos na calçadas. A sorte é que ninguém se feriu — conta Silvia.
A aposentada Maria Evanir, que mora em um dos prédios em frente ao pinheiro, relata que fez uma reclamação para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) em março do ano passado.
— Falaram que o pinheiro estava vivo, mas não deram nenhuma explicação sobre os fios. Ele está bem em cima da rede elétrica. Se cair, vai causar um estrago danado — diz Maria.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a Divisão de Podas e Supressões realizou uma vistoria nesta quinta-feira (29) e constatou a necessidade de poda do pinheiro. A manutenção está previsto para 8 de abril, com bloqueio do trânsito na via.
A moradora Silvia Eckert contatou GaúchaZH e relatou que a poda do pinheiro, prometida para o último domingo (8), não foi realizada.
Em nota, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que problemas técnicos com um dos equipamentos impossibilitaram o atendimento da demanda no prazo estabelecido. "Em virtude da necessidade de interrupção total da via, o serviço foi reprogramado para o próximo final de semana, no dia 14", afirma a nota.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
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Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.