A partir desta quarta-feira (4), os usuários do transporte público de Porto Alegre podem receber o cartão TRI de passagem antecipada no momento do pedido, pronto para uso. Antes, era necessário esperar até seis dias úteis para a retirada. O valor mínimo da recarga baixou de R$ 43 para R$ 20.
O cartão, de acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), é feito na hora e não tem o nome do solicitante impresso, podendo ser utilizado por qualquer pessoa. O usuário, no momento do pedido, faz um cadastro junto ao estabelecimento e gera uma numeração. Esse número ficaria vinculado ao cadastro do solicitante para que ele possa pedir o cancelamento ou a segunda via do cartão, por exemplo.
— Queremos incentivar o uso do cartão, que é mais prático e seguro para o passageiro, e facilitar também a aquisição por pessoas que vêm de fora, visitar a cidade, e encontram no cartão entregue no ato uma alternativa rápida para viabilizar seus deslocamentos — afirma o diretor-executivo da ATP, Gustavo Simionovschi.
Segundo a associação, foi realizado desde fevereiro um projeto piloto para experimentação. Com avaliação positiva, a mudança entrou em vigor nesta quarta.
Para fazer o pedido do cartão TRI de passagem antecipada, o usuário deve ir a um dos três postos permitidos:
- Cipei (Rua Uruguai, 45, centro)
- ATP (Avenida Protásio Alves, 3.885, bairro Petrópolis)
- Terminal Triângulo (Avenida Assis Brasil, 4.320, bairro Sarandi)