A Trensurb e o Consórcio FrotaPoA, grupo responsável pela construção dos 15 novos trens adquiridos pela empresa pública estão discutindo o novo calendário para a volta da circulação dos veículos recolhidos por problema de infiltrações. Segundo o gerente de Desenvolvimento de Engenharia, Rafael Santos Lopes, a previsão é que até o fim da próxima semana seja possível divulgar a nova previsão. A mesma previsão foi dada pelo consórcio, em nota divulgada a pedido de GauchaZH.
Em outubro de 2017, nove veículos que haviam sido reparados após a identificação de problemas com infiltração estavam transportando passageiros. Em novembro, apenas seis deles eram usados pela Trensurb. Desde janeiro, só quatro trens estão fora do conserto. O número de veículos em uso foi diminuindo porque a Trensurb foi identificando que os novos trens estavam voltando a apresentar problemas.
Até o ano passado, a Trensurb estimava que o problema relacionado à infiltração de água nos rolamentos estaria superado em abril de 2018. As empresas já foram multadas em R$ 4,87 milhões, o que corresponde a 2% do valor do contrato de compra de 15 novos trens da série A-200. Em 2016, o consórcio já havia sido penalizado em R$ 2,43 milhões.
Os pagamentos ao consórcio estão suspensos desde abril de 2016, quando foram identificadas infiltrações nas caixas de rolamentos dos veículos pela primeira vez. O dinheiro desse contrato está empenhado e não pode ser usado para outros fins. Quanto aos valores de multas, o montante deixará de ser pago ao consórcio e retorna aos cofres da União. Atualmente, a dívida da Trensurb com os fornecedores, referente ao valor que ainda falta pagar pelos trens é de R$ 24 milhões.