A prefeitura de Porto Alegre homologou o novo cronograma das obras de revitalização da orla do Guaíba. Em janeiro, o Consórcio Orla Mais Alegre pediu que o prazo de término fosse ampliado de fevereiro para abril.
A assinatura ocorreu na sexta-feira passada (2). Pelo calendário das empresas, os trabalhos, enfim, serão concluídos no mês que vem.
— O paisagismo está em fase de conclusão e as demais atividades sob controle. Cabe à prefeitura as liberações junto aos órgãos competentes, mas pelo que é nos passado estão sendo providenciadas — o engenheiro Marcos Pinheiro, diretor da Procon, empresa que integra o consórcio com a Sadenco e a SH Estruturas Metálicas.
A medição do percentual de obra do mês de fevereiro ainda não foi concluída pela prefeitura. O último dado divulgado é o de janeiro, que apontava que 94% da revitalização já tinha sido realizada.
As obras começaram em outubro de 2015. A previsão era concluir a revitalização até abril de 2017. No ano passado, porém, foram feitas várias mudanças no cronograma, com o término adiado para outubro e dezembro de 2017 e fevereiro de 2018.
A prefeitura fez um chamamento público para buscar empresas interessadas em adotar as áreas verdes após a conclusão da revitalização. Nenhuma proposta foi apresentada na data prevista (30 de novembro). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informa que está aberta a receber novas propostas. Algumas consultas foram feitas, porém, ainda não houve efetivação na parceria.