A prefeitura de Porto Alegre lançará nos próximos dias um edital para a adoção integral das áreas verdes do espaço entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias – primeiro trecho das obras da orla, o local está em fase final de revitalização. Segundo o município, o prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período.
Quem adotar a área ficará responsável pela manutenção do paisagismo e pelo cuidado com as estruturas, como decks, passeios, ancoradouro, passarela metálica, recantos infantis, vestiário, quadras esportivas e equipamentos de mobiliário urbano, respeitando especificações técnicas previstas no documento.
Em compensação, o adotante poderá instalar placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Áreas comerciais
O lançamento do edital para a seleção dos permissionários que irão administrar as áreas comerciais deverá ser lançado entre outubro e novembro.
86% da obra já foram executados
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Elizandro Sabino, 86% da obra – que contempla o primeiro trecho da revitalização da orla – já foram executados. Confira como está cada equipamento:
- Bar Quase Meia Noite: 72%
Restaurante circular com piso, teto e fechamentos laterais em vidro. - Ancoradouro: 98%
Estrutura de grande dimensão, situada atrás da Usina do Gasômetro, que avança sobre a água, com piso em madeira Itaúba, destinada a receber embarcações. - Decks: 98%
Estrutura de grande dimensão, que avança sobre a água, com piso em madeira Itaúba, destinada à contemplação do rio e do pôr do sol. - Infraestrutura: 86%
Redes de energia elétrica, água, esgoto, pluvial e gás natural. - Passarelas: 100%
Estrutura metálica que adentra o rio, para passeio e contemplação de flora aquática nativa. - Passeios: 74%
Duas ciclovias (uma no nível da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e outra no nível do rio) e pavimentações gerais, incluindo um piso iluminado em fibra ótica e pavimentação em concreto em todo entorno da Usina do Gasômetro. - Arquibancadas: 81%
Estruturas em concreto armado destinadas à contemplação e ao acesso ao rio. - Edificações: 78%
Entre elas estão quatro bares e um vestiário. Todas as edificações são térreas, ao nível próximo do rio, e suas coberturas de concreto funcionam como mirantes ao nível da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. - Praça Júlio Mesquita: 100% (inaugurada)
Praça em frente à Usina, revitalizada como parte da obra da orla. - Postes inclinados: 100%
Postes inclinados em 25 graus destinados a iluminação pública de todo o complexo. - Bilheteria: 62%
Edificação que engloba a antiga tremonha, projetada para servir de bilheteria ao ancoradouro, revestida em vidro e aço Cortein perfurado. - Reservatório: 92%
Estrutura metálica de 23 metros de altura destinada a reservar água para abastecer todo o complexo, revestida em aço Cortein perfurado.