Nenhuma proposta foi apresentada até o final da tarde desta quinta-feira (30) para adoção das áreas verdes do trecho revitalizado da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Um chamamento público foi aberto pela manhã para receber ofertas, mas empresas e consórcios não se mostraram interessados. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o município seguirá recebendo novas propostas a qualquer momento, antes ou depois da inauguração da Orla.
A empresa ou consórcio que se comprometer a adotar a região de área verde será responsável por garantir sustentabilidade financeira para auxiliar na revitalização da orla e viabilizar a manutenção das áreas. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), a conservação inclui o paisagismo do local, estruturas como decks, passeios, ancoradouro, passarela metálica, banheiros, recantos infantis, vestiário, quadras esportivas e equipamentos de mobiliário urbano.
Em contrapartida, o responsável pela área poderá instalar placas de publicidade da marca ou das marcas envolvidas. As especificações sobre a forma de exploração das propagandas na regão estão previstas em edital. O prazo para adoção é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação para outros 12 meses.