Moradores da Rua Coronel Miguel da Cunha Correa, próximo ao número 60, no Jardim Itu Sabará, em Porto Alegre, reclamam de água suja que escorre pela rua, deixa mau cheiro e atrai mosquitos para o local. Conforme uma postagem feita no aplicativo Pelas Ruas, o problema, que estaria sem resolução há pelo menos dois meses, também representa perigo para quem passa próximo ao local.
— As crianças brincam por ali, perto da água suja. Imagina se alguém cai lá dentro. Reclamamos diversas vezes e a prefeitura não veio nem para colocar cavaletes — diz Ricardo Silva Rodriguez, que fez a reclamação no app.
Ele também afirma que a água escorre para dentro do pátio de sua residência. O morador afirma que diversos protocolos foram abertos por ele e por vizinhos:
— Em uma das vezes que liguei, me falaram que uma equipe viria no dia seguinte. Coloquei uma cadeira ali na rua e fiquei esperando, mas ninguém apareceu. Em outra vez, me disseram que o chamado havia sido encerrado, mesmo sem resolverem.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirmou que não há previsão de quando o conserto será realizado. Segundo a pasta, o contrato com a empresa terceirizada que fazia manutenção de águas pluviais foi rompido em novembro. Um novo contrato emergencial está em andamento com a empresa vencedora do pregão eletrônico, que deverá entrar em atividade na primeira quinzena de janeiro. Ate lá, a Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) trabalha com pelo menos cinco equipes próprias nas demandas emergenciais como frente de escolas, postos de saúde e meio de vias onde o tráfego de veículos fique impedido.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
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Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.