Problemas com o abastecimento de água têm preocupado moradores da Rua Serafina Corrêa, próximo ao número 58, no bairro Jardim Alpino, na zona norte de Porto Alegre. Conforme uma reclamação feita no aplicativo Pelas Ruas, os vizinhos lidam diariamente com a baixa pressão de água nas torneiras e o excesso de água na calçada nos dias de chuva.
— A minha vizinha tem que lavar a louça "a prestação" porque a água demora a descer. Outra não consegue puxar a descarga. Também tenho que ficar controlando o quanto uso. Volta água da caixa de gordura e escorre pela calçada. Qualquer chuva que dá, alaga e a água fica empossada no meio fio — afirma Manuela Magalhães de Aguiar, que fez a reclamação no app.
Segundo ela, os moradores registraram diversos protocolos junto à prefeitura. A comunidade acredita que o problema tenha começado após obras feitas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no local, no começo do ano. Ao longo do trabalho, buracos teriam ficado abertos na via e a terra teria sido levada aos encanamentos entupindo a rede.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirmou que não há previsão de quando o conserto será realizado. Segundo a pasta, o contrato com a empresa terceirizada que prestava contrato de manutenção de águas pluviais foi rompido em novembro. Um novo contrato emergencial está em andamento com a empresa vencedora do pregão eletrônico, que deverá entrar em atividade na primeira quinzena de janeiro. Ate lá, a Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) está trabalhando com pelo menos cinco equipes próprias nas demandas emergenciais como frente de escolas, postos de saúde e meio de vias onde o tráfego de veículos fique impedido.