Após reclamar diversas vezes para a prefeitura — sem obter êxito —, o síndico Rubem de Martini resolveu consertar o bueiro que fica na calçada em frente ao seu prédio, na Rua Coronel Feijó, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre. O conserto será realizado com o dinheiro do condomínio.
— O bueiro despeja água por cima da calçada quando chove. E olha que não precisa chover muito. O fato é que com a água da chuva, a tampa do bueiro foi jogada para fora há muitos meses. Com o bueiro aberto, há risco de algum pedestre cair dentro. Já solicitei ao DEP, várias vezes, que consertassem. Da última vez, lambuzaram cimento na tampa e foram embora. Isso não adianta. Com a força da água, a tampa voltou a ser lançada — afirma.
De acordo com Martini, desde maio, a prefeitura não foi mais ao local. O síndico relatou que um de seus protocolos abertos, aparece como resolvido no sistema do município, sendo que o problema não foi consertado.
— Várias pedras estão soltas e a calçada irregular. Inclusive, isso prejudica a entrada de veículos na garagem do prédio. Toda vez que ligo para o 156 da prefeitura, escuto da atendente que fará um novo pedido de urgência de atendimento. Tenho, inclusive, um protocolo anterior ao atual, que o serviço deu como executado, o que fez com que eu fosse removido para o final da fila de atendimento — afirma Martini.
O síndico relatou, também, que há irregularidades no bueiro:
— Nesta rede de esgoto pluvial, que está causando danos a calçada, ainda existe o agravante de existir ligação clandestina de esgoto cloacal. Já passei essa informação para a prefeitura e solicitei providências, mas, mais uma vez, a prefeitura se absteve de cumprir o seu papel.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), informou que fará uma vistoria no local ainda nesta quarta-feira (27). Depois, a prefeitura afirmou que o problema no bueiro foi causado pelo prédio.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.
O Pelas Ruas está disponível para Porto Alegre, Região Metropolitana e cinco cidades do Litoral Norte: Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Imbé e Xangri-lá.