Após um síndico ter afirmado que realizou o conserto de um bueiro que era de responsabilidade da prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) informou que o problema foi causado pelo próprio prédio. A situação ocorre na Rua Coronel Feijó, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre.
De acordo com a Smsurb, uma vistoria conjunta dos técnicos da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) constatou que há problemas nas conexões internas do prédio, como a ligação cloacal estar conectada à rede pluvial. Além disso, a rede cloacal interna do prédio estava com a tampa incorreta, o que ocasionava o mau cheiro.
— Eu sou o maior interessado em consertar. Por isso, entrei em contato com a prefeitura tantas vezes. Vou contratar uma empresa desentupidora para desentupir a fossa do prédio. Depois disso, vou entrar em contato com a prefeitura para eles verificarem novamente. Se o problema for no prédio, arrumamos sem problemas. A questão é que eu estava desde maio pedindo que a prefeitura viesse verificar. Não tinha como eu saber que o problema era no prédio — afirma o síndico Rubem de Martini.
Ele acredita que possam haver ligações erradas de esgoto cloacal em prédios próximos ao dele. A prefeitura afirma que novas vistorias serão realizadas pelos técnicos nas ruas do entorno para verificação de possíveis problemas ou irregularidades.
Ainda segundo a Smsurb, por meio da Dmap, uma boca de lobo será instalada na esquina das ruas Coronel Feijó e Jundiaí para, assim, diminuir o fluxo de água da via. A previsão de início desta ação é a primeira quinzena de janeiro.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.