A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre está atendendo quase o triplo do número de pacientes do que está capacitada a receber. Na tarde desta quarta-feira (29), são 112 adultos internados para 41 leitos.
A emergência atende apenas casos de risco de vida. A ala pediátrica também tem superlotação: são 13 crianças sendo atendidas em um local para nove leitos.
Conforme a assessoria de imprensa do hospital, não há nenhum motivo específico para o problema. Há apenas alta demanda, o que é comum no dia-a-dia do hospital.
Outros quatro hospitais da Capital também têm superlotação nesta tarde e, consequentemente, restrição no atendimento. No Hospital São Lucas, da PUCRS, há 28 pacientes para 13 leitos – na área dos convênios, são 14 leitos e 17 pacientes.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição tem cem pacientes em atendimento para 64 leitos. No Hospital da Restinga, apesar da superlotação, a situação é melhor: 22 pacientes para 18 vagas.
No Complexo Hospitalar Santa Casa, o Hospital Santa Clara, que atende pelo SUS, tem 24 leitos para 31 pacientes internados. O Dom Vicente Scherer, que atende convênios, há 30 pacientes para 14 leitos.