O Centro de Comando (Ceic) da prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta, no fim da noite desta quarta-feira (18), para o risco de chuva forte e temporal. O órgão avisa que o tempo severo segue nas próximas horas na Capital. O alerta reforça o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que afirma que há risco de alto volume de chuva, queda de granizo e estragos no campo em todo o Estado nesta quinta-feira (19).
Até as 23h, o maior volume de chuva em Porto Alegre foi registrado no bairro Tristeza. Foram 20 milímetros — o equivalente a 17% da média esperada para todo o mês de outubro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados, pelo menos, seis ocorrências de queda de árvores em residências. Em um dos casos, um veículo foi atingido na Rua Botafogo, no bairro Menino Deus.
A chuvarada causou transtornos no trânsito. Segundo a EPTC, até o fim da noite, havia pontos de alagamento nos cruzamentos da Rua Oscar Pereira com as avenidas Bento Gonçalves e Aparício Borges, das avenidas Teresópolis e Ludolfo Boehl, da Avenida Icaraí com a Rua Campos Velho e da Rua José de Alencar com a Avenida Praia de Belas. O entorno da Redenção também registrou transtornos.
Os temporais chegaram com ainda mais força em outras regiões do Estado. Conforme a Somar Meteorologia, foram registrados grandes acumulados de chuva em Rosário do Sul (102 mm), São Gabriel (51,2 mm) – ambas na Fronteira Oeste – e em Iraí (39 mm), no norte do Estado. Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, e Campo Bom, no Vale do Sinos, também foram atingidos por queda de granizo, segundo a Somar. De acordo com o órgão, uma frente fria pode provocar mais precipitações – acima dos 60mm – em todo o território gaúcho nesta quinta-feira.