Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira na Câmara Municipal de Porto Alegre, autoridades comprometeram-se em encontrar novo endereço para a Ocupação Mirabal até maio de 2018. Também acordaram em pedir ao Tribunal de Justiça a suspensão da reintegração de posse do imóvel que fica na Rua Duque de Caxias, pertencente à Inspetoria Salesiana São Pio X — a ação estava prevista para o dia 26.
Além das ocupantes, participaram do encontro representantes do governo estadual, da prefeitura, da Brigada Militar, do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados da Inspetoria Salesiana São Pio X, entre outros.
— Vamos pedir prazo até maio de 2018. O município e o Estado vão tentar buscar uma solução para o caso —afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Paludo.
Maria de Fátima explica que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Procuradoria-Geral do Estado(PGE) vão entrar com um pedido de suspensão temporária da reintegração nos autos do processo.
Um grupo de trabalho foi criado para buscar alternativas. A próxima reunião será no dia 28.
Criada em novembro de 2016 pelo Movimento de Mulheres Olga Benario, a Ocupação Mirabal é reconhecida por órgãos que combatem a violência contra a mulher por realizar trabalho junto a vítimas. A procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Manuela d´Ávila (PC do B), destaca:
— É uma vitória do movimento, que lutou para construir alternativas junto ao município e ao governo do estado.