Ainda não oficializado pelos proprietários, mas divulgado abertamente por funcionários, gerência e vizinhos do local, o fechamento do Restaurante Bologna, que funciona na Avenida Coronel Marcos, em Porto Alegre, há seis décadas, causou comoção em frequentadores entre domingo e segunda-feira. Em mensagens postadas nas redes sociais, pessoas comentaram o fim de um dos mais tradicionais estabelecimentos da Capital, que deve encerrar as atividades nos próximos meses – a informação não foi confirmada pelo dono do local, que não quis comentar o assunto.
"Muito triste! Passei momentos muito agradáveis no Bologna", escreveu Viviana Schaefer.
"Foi um dos estabelecimentos que fizeram parte de minha infância", recordou Luciana Bettoni.
Leia mais:
Outros empreendimentos: em julho, restaurante flutuante atracou na Zona Sul
Conheça oito cafeterias que oferecem espaço para trabalho e estudo
Conforme apurado por Zero Hora, o estabelecimento teria sido vendido para a construção de um centro comercial. A reportagem esteve no local nesta segunda-feira, e um funcionário confirmou o fechamento. A pizzaria Dal Padrino, que pertence aos mesmos donos e ocupa um imóvel ao lado do Bologna, também teria entrado na negociação. Segundo tem sido informado a clientes e vizinhos, os restaurantes encerrarão suas atividades no fim de novembro.
Desde que a informação foi postada no Facebook de Zero Hora, no domingo, até a tarde de segunda-feira, mais de 1 mil pessoas haviam reagido à postagem, que foi compartilhada 140 vezes e provocou mais de 300 comentários. Enquanto alguns lembravam os bons momentos vividos no restaurante italiano, outros destacavam a decadência do local nos últimos anos.
Proprietário de uma parrilla em frente ao Bologna, Aldo Carboni credita a decisão do vizinho a uma "mudança de perfil" da região que, segundo ele, tem, afetado também o seu negócio:
– A necessidade, hoje, é outra. Não precisa de restaurantes tão grandes. É questão de se realinhar. Mas, para mudar costumes, é difícil – diz o empresário, que colocou seu ponto de mais de duas décadas à venda.
Carboni observa que, nos últimos dois anos, tanto o movimento no seu estabelecimento quanto o do vizinho perderam força. Ele acredita que fatores como o enrijecimento da legislação antifumo, a balada segura, a insegurança e a crise econômica contribuíram para espantar clientes.
Com espaço para acomodar cerca de 350 pessoas, o Bologna foi inaugurado por um casal de imigrantes italianos na década de 1950, em uma das esquinas mais emblemáticas do bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre. As receitas preparadas pela esposa do primeiro dono foram, aos poucos, ganhando fama na região: o filé à parmegiana e o talharim à bolonhesa, destaques do cardápio à época, são servidos até hoje.