A direção do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) pediu afastamento na tarde desta segunda-feira, depois que denúncias de superfaturtamento em cobrança de limpeza de bueiros foram divulgadas por reportagem de Zero Hora.
O diretor-geral, Miguel Barreto, e o diretor-adjunto, Francisco Mellos, entregaram carta ao prefeito José Fortunati.
– Entendo como um gesto de grandeza dos dois, permitindo que se faça uma apuração sem dúvidas e sem sobressaltos – ressaltou o prefeito.
Leia mais:
Fortunati determina sindicância no DEP para apurar suspeita de irregularidades
Sem fiscalização do DEP, limpeza terceirizada é superfaturada na Capital
Moradores da Capital reagem a denúncias de problemas em terceirizadas do DEP
Fortunati quer que a sindicância que ele mandou instaurar esteja concluída em 30 dias, sem prorrogações. Nesse período, os dois diretores ficarão afastados. Assumirá interinamente o DEP o procurador-adjunto Lieverson Perin.
Antes de pedir afastamento, Miguel Barreto havia afirmado à reportagem que o DEP iria apurar a cobrança indevida nas obras:
Leia a nota escrita pelos diretores:
Nota Oficial DEP
Considerando as denúncias apresentadas na manhã desta segunda-feira (11) sobre a fiscalização de contratos do DEP;
Considerando a decisão do senhor prefeito de apurar, até a última instância, com total rigor estas denúncias;
Considerando o nosso desejo em colaborar e permitir que as apurações transcorram com total transparência e independência e que não pairem dúvidas sobre a lisura e o andamento da mesma;
Decidimos:
Apresentar no início da tarde desta segunda-feira (11), ao senhor prefeito, nosso pedido de afastamento dos cargos de diretor-geral do DEP e diretor geral-adjunto pelo período em que durar a sindicância instaurada.
Na condição de maiores interessados na apuração dos fatos, agradecemos a parceria do corpo técnico do Departamento de Esgotos Pluviais e demais funcionários, que, mesmo sem contar com a estrutura ideal, realizam um grande trabalho e prestam grandes serviços à cidade de Porto Alegre.
Desde já, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Miguel Barreto - Diretor-Geral DEP
Francisco Mellos - Diretor-Adjunto DEP
Leia toda a investigação: