Com as emergências lotadas, ao menos quatro hospitais da Capital restringiram o atendimento de adultos pelo SUS nesta quarta-feira. Estão sendo priorizados casos considerados graves.
O Hospital de Clínicas enfrenta uma demanda quase quatro vezes superior à capacidade de seu serviço: há 156 pacientes sendo atendidos e apenas 41 leitos. A instituição afirma, por meio de nota divulgada por sua assessoria de comunicação, que estão sendo usados todos os recursos materiais e humanos disponíveis para realizar as atividades.
Leia também:
Santa Casa inaugura espaço de acolhimento para pacientes e familiares
Hospital de Charqueadas: após promessa de abrir em junho, prefeitura não tem previsão de inauguração
No Hospital Santa Clara, da Santa Casa de Misericórdia, os 24 leitos disponíveis estão ocupados. Já no Hospital São Lucas da PUCRS, há 32 pacientes para 13 vagas na emergência adulta. Situação semelhante ocorre no Hospital Presidente Vargas, mas a assessoria de imprensa da instituição não informou a demanda do serviço.
A emergência do Hospital Conceição também está superlotada – são 126 pessoas para 64 leitos –, mas o atendimento continua sendo realizado normalmente. A restrição só ocorre quando o número de pacientes chega a 130.