A temporada de piscinas comunitárias de Porto Alegre abre hoje com uma boa e uma má notícia. Depois de um ano sem mergulho, os moradores do Sarandi poderão utilizar o Centro de Comunidade Vila Elizabeth (Cecove), que em 2015 não abriu por problemas hidráulicos. A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) garante que a piscina já está recebendo água e que o banho estará liberado até quinta-feira.
Morte por câncer de pele cresce 55% em 10 anos no Brasil
No entanto, o Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi), no Passo das Pedras, não tem data para abrir. Sessenta e oito famílias vindas da ocupação Vila da Mata foram realocadas em um prédio da prefeitura, que fica bem ao lado área da piscina, no dia 25 de novembro.
A previsão inicial era retirá-las do local até 24 de dezembro, mas, como não foi possível e a prefeitura ainda segue procurando áreas, as cerca de 200 pessoas seguem vivendo no local.
Operação Golfinho admite falta de salva-vidas em guaritas do Litoral Norte
A comunidade da Vila Ingá, porém, não vê a hora de se refrescar na piscina que foi lixada, pintada e até testada na tarde de ontem. Só falta o aval da prefeitura para encher a estrutura. A decisão de não abrir é do vice-prefeito Sebastião Melo, que prefere manter o local fechado a arriscar a segurança dos moradores. Ele teme que os monitores não darão conta de cuidar de todos os usuários da piscina.
Área de ocupação fica bem ao lado da piscina no Cevi
Foto: Diego Vara/Agência RBS
Leia mais notícias sobre o verão
Tentando driblar o calor, os amigos Alisson dos Santos Dutra Fay, 11 anos, e Luis Felipe Bueno de Lima, 12 anos, se refrescaram na tarde de ontem no bebedor do Cevi. De carteirinha na mão, estão ansiosos para poder aproveitar o local:
- No ano passado, vínhamos aqui todos os dias, fazíamos aulas de natação - lembra Luis.
No Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) está tudo pronto para receber os cerca de 500 banhistas inscritos. O piscineiro João Pedro Valensuela, 56 anos, conta que a piscina recebe cloro a cada uma hora e é aspirada pelo menos uma vez ao dia. O local oferece aulas de natação e hidroginástica nos dois turnos. Em todos os centros comunitários, a temporada de piscinas vai até o dia 4 de março.
Entrevista: Sebastião Melo
Contrário à abertura da piscina do Cevi, o vice-prefeito da Capital expôs seus argumentos à reportagem do Diário Gaúcho. Hoje, uma reunião de Sebastião com o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer, deve definir a situação. Confira:
Diego Vara/Agência RBS
Diário Gaúcho - Por que a ocupação interfere na abertura das piscinas?
Sebastião Melo - Meu medo é que a tragédia, às vezes, acontece do nosso lado. Tem muita criança lá, eu, por enquanto, opto por não abrir.
Diário - Não é um desperdício ter lixado e pintado a piscina, para, depois, não a abrir?
Sebastião - Uma vida vale mais do que qualquer investimento. Só vamos abrir quando tivermos segurança para as crianças.
Diário - Qual é a sua apreensão?
Sebastião - De que os monitores não deem conta de cuidar de tantas crianças. Quero descobrir quantas crianças estão vivendo no local. Se houver dúvida, entre a dúvida e abrir a piscina, não vamos abrir.
Diário - Há previsão para as famílias de serem realocadas para outra área?
Sebastião - Estamos tentando encontrar um local, mas casa não cai do céu.
Como participar
- É necessário fazer uma carteirinha. O usuário deve levar ao centro comunitário uma foto 3x4, identidade e comprovante de residência. Os menores de 15 anos têm que estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
- Antes de frequentar a piscina, é necessário passar por uma oficina de saúde, espécie de palestra que dura cerca de 20 minutos, em que são oferecidas instruções sobre comportamento na piscina e saúde.
- Não é permitido o uso de calção ou maiô branco, bronzeador, piercings, brincos e correntes. Também não é permitido lanchar à beira da piscina.
Leia outras notícias do dia
Onde ficam
Centro de Comunidade George Black (Cegeb)
Endereço: Rua Coronel Neves, 555, Bairro Medianeira
Telefone: 3219-9836
Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor)
Rua Irene Cappone Santiago, 290, Bairro Jardim Floresta
Telefone: 3341-4607
Centro da Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima)
Endereço: Rua São Nicolau, esquina com rua Camoati, s/nº, Bairro Santa Maria Goretti
Telefone: 3362-6148
Centro de Comunidade Vila Elizabeth (Cecove)
Endereço: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, Bairro Sarandi
Telefone: 3364-2113
Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores)
Endereço: Rua Economista Nilo Wülf s/nº, Restinga Nova
Telefone: 3250-3468
Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam)
Endereço: Rua Arroio Grande, 50, Bairro
Cavalhada
Telefone: 3241-0666
Horário de atendimento
De terças à sextas-feiras: das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Aos sábados e domingos: das 13h30 às 18h30.
Curta nossa página no Facebook