Uma cerimônia para oficializar o novo nome da Praça da Saudade, no bairro Azenha, reuniu dezenas de pessoas na manhã deste sábado. Localizada entre as avenidas Oscar Pereira e Florianópolis, a região passou a se chamar Praça da Saudade - Doutor Manuel May Pereira, em homenagem ao professor e microbiologista falecido em 2013, aos 83 anos.
Considerado um dos mais importantes pesquisadores e acadêmicos da área médica do Rio Grande do Sul, Manuel May Pereira foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Rio Grande, professor emérito nas faculdades de Medicina da UFRGS e da PUCRS e autor de diversos artigos acadêmicos.
Lembrado por amigos e familiares como um pai dedicado e um profissional exemplar, o médico recebeu a distinção em uma praça que fica ao lado da avenida batizada em homenagem ao seu pai, Doutor Oscar Pereira, também professor e médico de notoriedade.
- Esta cerimônia é um momento muito emocionante, pois ele era um homem muito dedicado à família e ao trabalho. Sempre fazia várias coisas ao mesmo tempo, nunca se cansava - comentou a esposa, a cônsul honorária da Hungria no Rio Grande do Sul Verônica Pereira.
Durante o evento, que contou com a presença de familiares, amigos, representares da área médica e autoridades, um dos três filhos do casal, Jorge Pereira, de 60 anos, destacou a simplicidade do pai:
- Ele foi uma pessoa que, além da excelência profissional, nunca descuidou da família, mostrando sempre um desprendimento das coisas materiais. Esta é uma das características mais marcantes do meu pai.
Estiveram presente no evento, além do o vereador Márcio Bins Ely - autor do projeto de lei que propôs a modificação no nome da praça -, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Mauro Moura, o diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS, José Geraldo Ramos, e o reitor da PUCRS, Joaquim Clotet.