A chuva que atingiu Porto Alegre na noite desta quarta-feira até a madrugada de quinta-feira causou alguns transtornos na cidade. O Túnel da Conceição, no sentido bairro-Centro, ficou totalmente bloqueado por cerca de oito horas para o tráfego de carros -apenas ônibus e caminhões podiam circular no local. Até às 11h20min, quando foi totalmente liberado, alternativa para os motoristas foi desviar pela Rua Garibaldi.
Túnel alagou durante a madrugada
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Funcionários do Departamento Municipal de Esgotos (DEP) trabalham na desobstrução das galerias que provocaram o alagamento, mas ainda não há previsão de liberação total. Por volta de 10h50min, o trânsito próximo ao local seguia congestionado, com reflexos em vias como a Rua José Bonifácio e as avenidas João Pessoa e Venâncio Aires. Veja no mapa:
Houve registros de alagamentos na Vila Farrapos, na Zona Norte de Porto Alegre. Segundo moradores, a água viria da Casa de Bombas que fica no local. A água bombeada seria depositada em um terreno baldio próximo, o que causaria a inundação da área. O sistema de Casa de Bombas foi desenvolvido para evitar que as águas dos rios Gravataí e Guaíba avancem muito da margem.
> Por volta das 9h30min, trânsito na Av. Loureiro da Silva estava praticamente parado
Foto: Fabio Tust / Arquivo Pessoal
Também houve registros de falta de luz em alguns pontos da cidade. A CEEE confirmou um problema isolado em um transformador nas proximidades da Avenida Getúlio Vargas. A falta de luz atingiu alguns pontos das avenidas Getúlio Vargas, Ipiranga e Azenha. O abastecimento de energia foi reestabelecido antes da meia-noite.
Segundo o Sistema Metroclima, choveu 45 milímetros em sete horas em Porto Alegre, o que representa um terço da média histórica de junho todo que é a terceira maior entre os meses do ano.