Quem não saiu da Capital no feriadão de Tiradentes tem até quarta-feira para conferir a programação da 2ª Festa da Leitura, realizada desde sábado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O evento reúne 21 editoras gaúchas com um cardápio de obras que valoriza a literatura produzida no Rio Grande do Sul.
Da manhã à noite, o público pode participar de saraus, contação de histórias, teatro, música, sessões de autógrafos e conversas. Até o momento, a literatura infantil é a mais comercializada nos estandes que vendem todos os livros com 20% de desconto.
Pesquisa aponta que livro impresso é melhor do que tablet para dormir bem
À procura de novas alternativas de leitura, as amigas Magnólia Ramos Tebaldi, dez anos, e Isadora dos Santos Medina, 11 anos, vasculharam os títulos e optaram por livros pedagógicos. Atenta à necessidade de aperfeiçoar o inglês, Magnólia optou por um livro de exercícios e práticas da língua estrangeira.
Crianças de até três anos também se beneficiam da interação com os livros
Obras de comédia, suspense e terror são as favoritas de Isadora. Mas, dessa vez, preferiu escolher um título que lhe ajudasse nas aulas de Português com dicas de como melhorar a redação.
- Quero melhorar minhas notas nas provas de Português - justificou ao lado do pai, o funcionário público Vitor Medina, que pretende ajudar a enriquecer o vocabulário da filha incentivando-a a ler.
Leia outras notícias do dia
Oportunidade para revelar obras gaúchas
Um dos objetivos da Festa da Leitura é ampliar os eventos voltados a literatura na Capital também no segundo semestre. A vice-presidente di Clube dos Editores e coordenadora da 2ª Festa da Literatura, Clô Barcellos, enfatiza que o público deste final de semana mostra há uma demanda por este tipo de evento.
- Porto Alegre é muito grande para ter apenas uma feira e a produção gaúcha costuma ficar escondida em outras feiras. Mesmo com a crise, as pessoas colocam dinheiro naquilo que lhe dá prazer e é acessível.
O evento integra a Semana Estadual do Livro e é organizado pelo Clube dos Editores do Rio Grande do Sul com a curadoria da Cirandar e apoio da Secretaria da Cultura.
<BR
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
AMANHÃ
11h
Grupo teatral Sinal de Alerta da EPTC apresenta o teatro de bonecos: Bi! Bi! Que legal! Um carrinho de Pedal!
Evento reúne 21 editoras gaúchas
Foto: Tadeu Vilani/Agência RBS
15h
Bate-papo com o escritor Antônio Shimenecke seguido de sessão de autógrafos. Títulos direcionados ao público infanto-juvenil.
16h
Varal do pensamento promovido pelo Conselho Municipal do Idoso. Idosos contarão histórias para idosos.
TERÇA-FEIRA
10h
Corpos sem pressa - bate-papo com Leonardo Brasiliense.
15h
Viviane Jagueiro e Éder Rosa apresentam poemas e canções do livro e CD Jogos de Inventar, cantar e dançar. Terá apresentação de teatros de bonecos e interatividade com o público.
17h
Bate-papo de pai para pai com Marcos Piangers.
18h
Pocket show acústico da Império da lã, com Carlinhos Carneiro (também músico da banda Bidê ou Balde) e Chico Bretanha.
QUARTA-FEIRA
15h e 16h
Escolas das rede municipal de Porto Alegre apresentaram seus grupos de contadores de história.
17h e 18h
Homenagem a Carlos Urbim: Kombi Carlos.
Curta nossa página no Facebook