Porto Alegre

Gaúcha

Sindicato Médico sai em defesa de médico regulador do Samu

Entidade afirma que profissionais trabalham sem condições nas centrais de atendimento

Évelin Argenta

Enviar email

Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram reunidos com representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na tarde desta quarta-feira (21), após o episódio da morte de um idoso esperando atendimento no centro da capital. Os médicos relataram problemas no atendimento do serviço e revelaram a carência de profissionais e até mesmo de condições de trabalho. 

Conforme um dos diretores do sindicato, os médicos relataram três situações. Jorge Eltz de Souza explica que a primeira é a dificuldade em identificar um real caso de emergência, devido a grande quantidade de trotes que o sistema recebe. Ele também afirma que as condições oferecidas aos profissionais dificultam o trabalho.

"O profissional precisa decidir sozinho se um atendimento é de urgência ou não, apenas pelo telefone. Às vezes uma dor nas costas não parece, mas é de urgência. Quando o atendente diz que o caso não é de emergência, ele é xingado pelo telefone. Se a urgência se confirma, nem sempre tem ambulância. Se tem ambulância, não tem leito."

Ontem a secretaria da Saúde de Porto Alegre afirmou que o número de ambulâncias e profissionais está dentro do que preconiza o Ministério da Saúde. A capital conta com 15 veículos. O diretor do Sindicato Médico revela que desde o episódio da morte do idoso na terça-feira, os casos de hostilidade com os profissionais do Samu aumentaram significativamente. De cada cinco ligações recebidas entre ontem e hoje, apenas UMA se refere a um real pedido de emergência.

Nesta quinta-feira, Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou que uma auditoria será feita e setembro para avaliar os indicadores de atendimento do Samu. Um relatório será elaborado e deve estar pronto entre outubro e novembro. A secretaria da Saúde instaurou uma sindicância para investigar o caso e o Ministério Público também avalia o episódio. 


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00