O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta sexta-feira (16), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, críticas ao antecessor, Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de "cidadão incivilizado". Lula disse ainda que não precisa da amizade do ex-presidente.
— Até ontem, nossa disputa era com o PSDB, e eu sinto saudade do tempo em que meu adversário era o PSDB. Naquela época, a política era mais civilizada e respeitosa. Terminávamos um comício e, ao encontrar o adversário em um restaurante, nos abraçávamos e nos cumprimentávamos. Hoje, enfrentamos um ambiente de ataques constantes.
Lula declarou ainda que o Brasil "foi tomado pelo ódio".
— Vivemos um momento histórico em que os argumentos perderam importância. O que prevalece são os memes, as fake news, as mentiras e as denúncias. Esse país, que é generoso e solidário, foi tomado pelo ódio.
Agenda no RS
Nesta sexta-feira, na quinta visita ao Estado em três meses, Lula entrega as primeiras moradias a vítimas da enchente em Porto Alegre. Em três agendas em solo gaúcho, o presidente também inaugura o Viaduto da Scharlau, em São Leopoldo, e o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na Capital.