O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, ser a favor das emendas parlamentares, mas defendeu transparência na destinação dos recursos.
Lula aproveitou para criticar o antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que, segundo ele, "não governou" e, assim, "o Congresso tomou conta e comandou metade do orçamento".
— Sou plenamente favorável ao direito dos deputados de apresentar emendas, mas com transparência. É normal que um deputado, eleito pela sua cidade, tenha o direito de propor emendas para realizar obras em sua região. Respeito e acho isso justo. O que não é aceitável é que o Congresso tenha emendas secretas. Elas não podem ser secretas.
Agenda no RS
Nesta sexta-feira, na quinta visita ao Estado em três meses, Lula entrega as primeiras moradias a vítimas da enchente em Porto Alegre. Em três agendas em solo gaúcho, o presidente também inaugura o Viaduto da Scharlau, em São Leopoldo, e o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na Capital.