Baluarte do trabalhismo, o ex-governador Alceu Collares (PDT) foi condecorado nesta quarta-feira (3) com uma medalha concedida pela Câmara dos Deputados. Ele recebeu a homenagem em uma cerimônia íntima em sua casa, na zona sul de Porto Alegre.
A medalha do Mérito Legislativo é indicada por membros da Mesa Diretora e líderes de bancada da Câmara para distinguir pessoas que contribuíram com o país. No caso de Collares, a deferência foi sugerida pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
Aos 96 anos, o ex-governador estava bem disposto. Vestindo paletó e gravata, cumprimentou a comitiva que acompanhou a solenidade com a frase que faz referência ao bairro onde nasceu, na Campanha: "Aqui Alceu de Deus Collares, do Povo Novo de Bagé".
Após receber a medalha e o diploma que acompanha a honraria, agradeceu e disse que estava encantado:
— Estou vivendo um momento magnífico, uma tarde extraordinária, memorável. Eles vieram de longe para cumprimentar o Alceu Collares, e eu vibrei com isso —afirmou o ex-governador a GZH.
Ao lado de um pequeno grupo de correligionários, Collares declamou poesias, cantou, se emocionou e declarou o amor à esposa, Neuza Canabarro, com quem completa 40 anos de união em 2024:
— Ela é a grande conquista que tive.
Neuza lembrou que, na gestão de Collares no Estado, foram construídos 74 Centros Integrados de Educação Pública (Ciep), que tinham objetivo de oferecer ensino em turno integral. Antes, na prefeitura da Capital, ele já havia inaugurado 19 Centros Integrados de Educação Municipal (Ciems), com o mesmo propósito.
Na cerimônia, Pompeo exaltou Collares como o maior líder trabalhista vivo do país.
— Depois de Getúlio, Jango e Brizola, o trabalhismo tem Alceu Collares, que é cepa, é raiz, e precisa ser reconhecido, valorizado e respeitado — declarou.
Além do deputado, participaram da homenagem o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas (líder do governo Collares na Assembleia), o presidente do PDT de Porto Alegre, José Vecchio Filho, e o vereador Márcio Bins Ely. Também estavam presentes a presidente da Ação da Mulher Trabalhista do Rio Grande do Sul (AMT-RS), Mirian Fonseca, e o advogado Lieverson Perin.
Vecchio disse que o partido exibirá o legado de Collares na eleição deste ano:
— As obras do Collares em Porto Alegre são a marca registrada da gestão trabalhista.
Além de governador do Estado, entre 1991 e 1994, Alceu Collares foi prefeito e vereador em Porto Alegre e deputado federal. Até hoje, foi o único negro eleito para comandar o governo gaúcho e a prefeitura da Capital.
A despeito das dificuldades de locomoção, o ex-governador tem um quadro de saúde estável e recebe cuidados médicos em casa. Nascido em 1927, ele completará 97 anos no dia 7 de setembro.