Apontado pelo Ministério Público como líder de organização criminosa investigada por uma série de fraude em licitações de Santa Cruz do Sul, o vereador Henrique Hermany concedeu entrevista em sua casa nesta terça-feira (14), mesmo local onde horas antes agentes cumpriram mandados de busca e apreensão.
Filho da prefeita Helena Hermany, Henrique é o líder do governo na Câmara de Vereadores. O político nega qualquer envolvimento com atos criminosos e atribui as buscas na sua residência e gabinete à atuação como advogado de uma das empresas investigadas.
— Nada impede que um cliente meu tenha participação ou participe de processo licitatório na prefeitura. Como vereador e líder do governo, é uma função de articulação de projetos de lei que passam pela Câmara, mas nunca teve qualquer interferência minha, seja como vereador, seja como advogado, em processo licitatório do município de Santa Cruz do Sul — disse Hermany, que alegou não atuar para essa empresa em processos na mesma comarca de Santa Cruz do Sul e que aconteceu antes de assumir mandato como vereador.
O vereador, agora afastado, confirmou que os agentes revistaram sua casa e apreenderam o celular.
— Eu fiz questão de franquear acesso a minha casa, eu abri. Mas agora vou em busca do contraditório, de restabelecer minhas prerrogativas profissionais e de esclarecer a opinião pública também — concluiu.
Mais cedo, também em coletiva, a prefeita Helena Hermany disse confiar na inocência do filho e ter orgulho de ser de uma família envolvida com a política.