O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quinta-feira (22) que a posse de Cristiano Zanin como novo ministro da Corte será em 3 de agosto, após o retorno do recesso do Judiciário. A data foi confirmada após Zanin se reunir com a presidente do STF, Rosa Weber, e com a área administrativa no tribunal nesta tarde.
Após ser sabatinado, conforme previsto na Constituição Federal, Zanin teve sua indicação aprovada nesta quarta-feira (21) com larga maioria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, em seguida, pelo plenário da Casa. Ele ocupará a vaga deixada no Supremo pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, e poderá atuar na Corte por 28 anos.
Ainda na quarta-feira, Zanin recebeu felicitações de todos os integrantes da Corte.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, Zanin é advogado especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Antes da indicação ao STF, atuou como defensor de Lula nos processos da operação Lava-Jato e ganhou notoriedade nacional.