A 11ª fase da Operação Lesa Pátria foi iniciada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (11). São cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Não há ordens de prisão.
Foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até R$ 40 milhões, para cobrir danos ao patrimônio público. Entre os alvos desta etapa há empresários, produtores rurais e pessoas com registro de Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs).
A Lesa Pátria é uma operação permanente da PF com o objetivo de identificar os financiadores e instigadores dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por bolsonaristas que causaram danos generalizados às sedes dos poderes.
Os crimes investigados são a violência contra o Estado Democrático de Direito, o golpe de Estado, danos qualificados, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de propriedade.