O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) colocou sigilo de 5 anos sobre os vídeos dos ataques golpistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Inicialmente, o GSI até divulgou alguns vídeos do circuito interno, como o que mostra a destruição de obras de arte. Mas, depois que chegaram pedidos para todo o material, via Lei de Acesso à Informação, o gabinete declarou o sigilo. As informações são do portal g1.
Porém, vídeos divulgados nesta quarta-feira (19) pela CNN Brasil mostram a presença do ministro-chefe do GSI, Marco Edson Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto no dia dos atos.
A situação de Gonçalves Dias ficou insustentável depois da divulgação das imagens e ele pediu demissão na tarde desta quarta-feira (19). O agora ex-ministro é o primeiro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cair em pouco mais de cem dias de mandato.
Os vídeos mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro funcionário do órgão entrega água mineral para os vândalos.