O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em encontro com as centrais sindicais no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (18), que o governo federal vai propor modificações na tabela do Imposto de Renda. O petista prometeu que haverá esforço para isentar do pagamento quem ganha até R$ 5 mil. Além disso, o mandatário disse que deverá ser elevada a tributação para quem tem melhores rendimentos.
A proposta é uma das principais promessas de campanha do petista. Lula reconheceu que a medida precisa de aval do Congresso e destacou que as modificações poderão ser enviadas ao Legislativo após a aprovação no primeiro semestre da proposta de reforma tributária que está sendo elaborada pelo Ministério da Fazenda.
— Prometi na campanha e vamos fazer isso. Obviamente não posso fazer isso no grito, tem de ter lei, enviar ao Congresso — disse a um público de mais de 600 pessoas.
Segundo Lula, economistas do próprio Partido dos Trabalhadores têm resistência à medida. De acordo com especialistas, a arrecadação de cerca de 60% com o tributo é proveniente de contribuintes que ganham até R$ 5 mil.
— Então vamos mudar a lógica. Vamos diminuir para o pobre e aumentar para o rico. É necessária uma briga, é necessário muito convencimento no Congresso Nacional e muita organização na sociedade — afirma Lula.
Na terça-feira (17), o ministro Fernando Haddad indicou que o governo pretende fazer uma reforma do Imposto de Renda no segundo semestre. Antes disso, a pasta elabora uma proposta de reforma tributária, que deverá ser enviada nos próximos meses ao Congresso.