O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que irá enviar 73 policiais do Choque da Brigada Militar para atuar em Brasília. As sedes dos Três Poderes foram atacadas por golpistas neste domingo (8).
Acompanhado do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e do secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, Leite disse na noite deste domingo que o Estado irá ajudar a evitar novas ocorrências no Distrito Federal. Também deixou claro que o Piratini está atento ao que acontece no Estado:
— O governo do Estado vai agir com força para garantir a ordem constitucional no RS — garante.
Segundo Leite, as tropas da Segurança Pública do RS estão de prontidão para agir para desobstruir qualquer local que esteja sendo bloqueado por manifestantes:
— Qualquer tentativa de obstrução de caminhos, de atendimento da Refinaria Alberto Pasqualini, serão tomadas medidas para garantir a livre circulação.
Por fim, ele disse não ter palavras para adjetivar o que aconteceu neste domingo em Brasília.
— O preço da democracia é a eterna vigilância. Não podemos minimizar os fatos de hoje em Brasília. O governo do Estado não vai se eximir de sua responsabilidade neste momento crítico, triste. Há um governo eleito democraticamente e que precisa ser respeitado.