A partir da próxima semana, o Grupo RBS terá um novo profissional de comunicação atuando em Brasília. O jornalista Rodrigo Lopes embarca para a capital federal com a missão de cobrir este momento de transição, posse, os primeiros movimentos do futuro governo, os movimentos da oposição e as novas composições da Câmara e do Senado. O profissional fará uma cobertura multiplataforma para GZH, Zero Hora, Gaúcha e RBS TV.
Lopes vai investir em uma produção jornalística densa e analítica do momento político, além de colocar foco nas fontes gaúchas que atuam em Brasília e nos temas de interesse do Rio Grande do Sul que tramitam nos gabinetes do poder federal. Os conteúdos serão concentrados no programa Atualidade, da Gaúcha, na coluna Diários do Poder em Zero Hora, na coluna digital em GZH e na RBS TV com participações no Bom Dia Rio Grande e no Jornal do Almoço.
— Como jornalista, estou sempre pronto para testemunhar a história acontecendo diante dos nossos olhos e descrevê-la para o nosso público do Rio Grande do Sul. Do outro lado do mundo ou do outro lado da rua. Levo para Brasília esse espírito: de trazer os bastidores, a análise, a contextualização dos fatos, conectando os aspectos nacionais com o dia a dia dos nossos leitores, internautas, ouvintes e espectadores. Estou muito orgulhoso e honrado em representar, junto com a colega Samantha Klein, o Grupo RBS na capital federal — declara.
Rodrigo Lopes está na RBS há 26 anos, tendo atuado como repórter, editor de Mundo, de Geral e de Capa, além de ter sido coordenador do Grupo de Investigação (GDI). Também foi apresentador da TVCOM e repórter da RBS TV. Como enviado especial, realizou mais de 30 coberturas internacionais. Atualmente, é colunista de assuntos internacionais de ZH e GZH e comunicador da Rádio Gaúcha.
Autor dos livros Guerras e Tormentas e Trem para Ucrânia, Rodrigo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, tem especialização em Jornalismo Ambiental pelo International Institute for Journalism, de Berlim, em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS. É doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais e Relações Internacionais pela UFRGS.