Em sessão inédita neste sábado (1º), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) julgou procedente um pedido de direito de resposta à Ana Amélia Lemos (PSD), protocolado pela sua equipe jurídica. Candidata à única cadeira do Senado do Rio Grande do Sul em jogo nas eleições deste ano, Ana Amélia foi acusada pelo também candidato Hamilton Mourão (Republicanos) de morar "há 40 anos em Brasília" e de ter sido "funcionária fantasma do marido" em peça publicitária. A ação é inédita por ter sido julgada às vésperas da eleição, marcada para este domingo (02), e tendo em vista que a programação com propaganda eleitoral gratuita se encerrou na quinta-feira (29).
O direito de resposta deve ser veiculado em quatro inserções de 30 segundos a partir das 18h até meia-noite deste sábado em todas as emissoras de televisão.
Como é véspera da eleição, o Tribunal decidiu que a resposta deverá exibir trechos da decisão. O texto final já foi submetido ao relator, que na ocasião foi o desembargador Rogério Favreto, e já foi autorizado
A última pesquisa Ipec divulgada na sexta-feira (30) mostra que Olívio Dutra (PT) lidera a corrida ao Senado, com 36% dos votos válidos, seguido de Hamilton Mourão (Republicanos) com 28% e Ana Amélia Lemos (PSD) com 27%.
*Produção: Carolina Pastl