A derradeira pesquisa Ipec para o Senado mostra uma disputa acirrada pela única vaga do Rio Grande do Sul em jogo nas eleições deste ano. O levantamento encomendado pelo Grupo RBS e divulgado nesta sexta-feira (30) mostra Olívio Dutra (PT) com 31% das intenções de voto. O petista oscilou um ponto para cima, se distanciando um pouco mais dos principais adversários.
A novidade no novo levantamento é Hamilton Mourão (Republicanos). O vice-presidente passou de 21% para 24%, superando nominalmente a até então segunda colocada, Ana Amélia Lemos (PSD). A ex-senadora oscilou um ponto para baixo, variando de 24% para 23%.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Mourão e Ana Amélia estão tecnicamente empatados. Mourão tem entre 26% e 22%, enquanto Ana Amélia tem entre 25% e 21%. A pesquisa aponta crescimento de Mourão, que ganhou cinco pontos percentuais em 14 dias. A sondagem foi feita entre 28 e 30 de setembro. No meio desse período, houve a renúncia de Comandante Nádia (PP), anunciada na quinta-feira (29). A candidata saiu da disputa e declarou apoio a Mourão, mas manteve os mesmos 3% registrados nas três rodadas anteriores.
Todos os demais candidatos apresentaram 1% cada. Um total de 4% pretende votar em branco ou nulo e 10% ainda não definiram seu voto.
Nos votos válidos, considerando somente aqueles atribuídos aos candidatos — que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totaliza os votos —, Olívio oscilou de 37% para 36%, enquanto Mourão passou de 25% para 28%. Ana Amélia variou de 28% para 27%. Aqui, mais uma vez há empate técnico entre Ana Amélia e Mourão, mas com o vice-presidente à frente.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa tradicional, que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. O Ipec é formado por técnicos e executivos do antigo Ibope, que deixou de fazer pesquisas eleitorais. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral.
A pesquisa contratada pela RBS foi realizada com 1.808 pessoas, em 84 municípios do Rio Grande do Sul, entre 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 dos casos. O levantamento foi registrado no TRE/RS sob o número RS-04427/2022.