Responsável pelas pesquisas eleitorais contratadas pelo Grupo RBS para a coberturas das eleições de 2022, o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) é o instituto que sucedeu ao Ibope Inteligência, que encerrou atividades em 2021. Naquele ano, chegou ao fim o período em que a multinacional Kantar Ibope autorizava o uso da marca para pesquisas eleitorais. A então CEO do Ibope Inteligência, a estatística e cientista política Márcia Cavallari, reuniu alguns dos principais executivos da empresa e fundou o Ipec.
O instituto é contratado da Rede Globo para medir as intenções de voto para governador e senador em pelo menos seis Estados, além dos levantamentos estaduais e em todo o Brasil para presidente.
Com mais de 40 anos de experiência no ramo, 10 deles na presidência do Ibope Inteligência, Márcia lidera a equipe remanescente do Ibope, com o compromisso de manter a mesma capacidade operacional, técnica e metodológica.
"Nosso know-how e expertise estão baseados na experiência acumulada por nossa equipe e na senioridade da nossa liderança", assegura o Ipec em nota publicada no site da empresa.