No primeiro dia da campanha eleitoral, a Rádio Gaúcha realiza nesta terça-feira (16) debate entre candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. Oito dos 11 postulantes ao Palácio Piratini participam do encontro, transmitido ao vivo a partir das 8h10min pela Rádio Gaúcha, em imagens no site GZH e demais plataformas digitais e redes sociais vinculadas ao Grupo RBS.
Foram convidados os candidatos dos partidos, federações e coligações que tenham no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional. Dessa forma, irão apresentar suas propostas Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Ficaram de fora Carlos Messalla (PCB), Paulo Pedra (PCO) e Rejane de Oliveira (PSTU).
Realizado em um dos estúdios da RBS TV, o debate será mediado pela âncora do programa Atualidade, a jornalista Andressa Xavier, e terá a participação da colunista Rosane de Oliveira. Serão quatro blocos, com ênfase nos programas de governo e em temas de impacto na vida dos gaúchos.
— O debate da Gaúcha é um espaço importante para que os candidatos apresentem suas ideias de forma clara e propositiva. Nossa ideia é promover um encontro de alto nível, para que os ouvintes conheçam melhor cada um dos concorrentes — afirma Andressa, gerente de programação e jornalismo da Gaúcha.
No primeiro bloco, cada candidato responderá a uma pergunta feita por um dos ouvintes de diferentes regiões do RS. No segundo, questões entre os candidatos, com tema livre. O terceiro terá perguntas de representantes de setores relevantes da sociedade. No bloco final, todos responderão uma mesma pergunta feita pela Rádio Gaúcha e depois farão uma manifestação final.
Cinco assinantes de GZH foram convidados pela RBS para assistirem ao debate dentro do estúdio. Em conversas com Rosane de Oliveira, irão manifestar suas impressões sobre o encontro e comentar eventual ausência de algum tema.
Em GZH, a transmissão começa às 7h30min, com live conduzida pelo jornalista Rodrigo Lopes. Circulando pelo estúdio, ele irá mostrar a chegada dos candidatos e os bastidores do programa. Ao final, o Timeline, na Gaúcha, trará toda a repercussão do confronto de ideias.
Como será
1º bloco: perguntas de ouvintes
2º bloco: perguntas entre os candidatos, com a participação de Rosane de Oliveira, trazendo temas de interesse da audiência
3º bloco: perguntas de setores representativos do Estado
4º bloco: pergunta da Gaúcha e considerações finais dos candidatos