Recém eleito na segunda-feira (22), Leonardo Lamachia será o novo presidente da OAB-RS. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (23), ele disse que defende a retomada da Justiça no formato presencial, com fóruns funcionando em período integral.
— Nós temos no Rio Grande do Sul, diferentemente de outros Estados da Federação, cerca de 2 milhões de processos físicos que ficaram um ano parados. Isso impôs à advocacia gaúcha uma crise muito severa — disse o presidente eleito.
Lamanchia afirmou que uma de suas prioridades no cargo será ajudar seus colegas advogados que foram afetados de alguma forma com a pandemia. Segundo ele, será criada uma linha de crédito para estes profissionais, já que alguns tiveram que fechar seus escritórios durante o período de 2020 e 2021.
— O nosso primeiro foco de trabalho é em cima dos colegas que foram duramente atingidos por esta crise, visando a recuperação deles com um plano específico — disse.
Além da linha de crédito, o presidente eleito disse que advogados inadimplentes poderão parcelar a taxa de anuidade cobrada pelo órgão.
— Temos colegas que estão endividados, e estão endividados para manter a sua atividade profissional. Trabalharemos em um processo de redução da nossa anuidades para estes colegas atingidos — concluiu.