O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve nesta segunda-feira (6) na Expointer, em Esteio. Ele chegou ao Parque Assis Brasil por volta das 12h, para uma breve visita breve à feira. Reconheceu que o avanço na vacinação contra a covid-19 permitiu o retorno do evento.
— A vacina permitiu que a gente avançasse e tivesse hoje a população vindo. A feira é fundamental para mostrar tudo aquilo que a agropecuária do Rio Grande do Sul produz — disse o vice-presidente, em uma rápida conversa com a Rádio Gaúcha.
O vice-presidente foi recepcionado na casa do governo gaúcho no parque e circulou pela exposição acompanhado do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, da secretária de Agricultura, Silvana Covatti, e do presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza.
No trajeto, a comitiva observou animais na pista central, e Mourão fez a entrega de uma roseta de grande campeão no julgamento de raças.
A caminhada ainda incluiu uma volta pela pista do cavalo crioulo e pelo pavilhão do gado de corte. O trajeto acabou gerando uma grande aglomeração.
Depois, a comitiva seguiu para um almoço na casa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) na Expointer, com a presença de lideranças do agronegócio, como a diretoria da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), e também do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes. No cardápio, o melhor da pecuária: cortes de carne bovina e ovina, além de vinho gaúcho.
Leonardo Lamachia, presidente da Febrac, destacou que o vice-presidente pôde prestigiar “o melhor da genética”. E afirmou que a visita presidencial demonstrou o apreço de Mourão pelos gaúchos e pelos criadores de raça.
– Ficamos muito felizes sentindo o respeito que o vice-presidente tem pelo agro – disse Lamachia.
Perguntado pela reportagem se os protestos de Sete de Setembro marcados para esta terça-feira estiveram na pauta, o presidente da entidade disse que o tema não foi mencionado no encontro.
Logo depois do almoço, Mourão deixou a feira e partiu para a Base Aérea de Canoas, de onde seguiu para Brasília.
No sábado, será a vez do presidente Jair Bolsonaro visitar o Parque Assis Brasil. A agenda do presidente ainda não foi divulgada.