Governadores de 18 Estados do país decidiram recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de barrar qualquer depoimento CPI da Covid.
Na última quarta-feira (26), a comissão aprovou a convocação de nove governadores e de um ex-governador para prestarem esclarecimento. O objetivo é que os gestores expliquem o uso de recursos federais nos Estados para combater a pandemia. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Assinam a ação, que será protocolada no STF, os governos de Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. Eles argumentam que a convocação violaria o pacto federativo.
No Senado, os parlamentares aprovaram, após negociações, somente requerimentos para convocar gestores de governos estaduais que foram alvo de operação da Polícia Federal que investiga supostas irregularidades no uso das verbas diante da covid-19.