Nesta terça-feira (23), o presidente da República Jair Bolsonaro irá falar em rede nacional de rádio e TV, às 20h30min. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o tema do discurso será a vacinação contra o coronavírus no Brasil.
Neste momento, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil aplicou mais de 14,8 milhões de doses das vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e AstraZeneca/Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As vacinas precisam ser aplicadas duas vezes. Foram imunizados contra a covid-19, portanto, 3.589.917 brasileiros, considerando os que receberam a segunda aplicação — o equivalente a 1,71% da população brasileira, de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Brasil, que começou a campanha de vacinação em 18 de janeiro, aplicou, conforme o ranking da universidade de Oxford, 6,64 doses por cem habitantes.
Nesta terça-feira, Bolsonaro também deu posse ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Apesar de ter sido anunciado no cargo na semana passada, Queiroga ainda não havia assumido oficialmente as suas funções.