O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmou ter sofrido um suposto ataque hacker na tarde de terça-feira (3) quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. A presidência da Corte informou que já acionou a Polícia Federal (PF) para a investigação do caso.
Em razão da possível tentativa de invasão à rede de tecnologia da informação, o Tribunal suspendeu os prazos processuais até a próxima segunda-feira (9). Durante o período, as demandas urgentes, como liminares em habeas corpus, estarão centralizadas na presidência da Corte.
O STJ ainda suspendeu e cancelou todas as sessões de julgamento, virtuais e por videoconferência, até o restabelecimento da segurança do tráfego de dados dos sistemas.
A área de tecnologia da informação (TI) da Corte também recomendou aos usuários — ministros, servidores, estagiários e terceirizados — que não utilizem computadores que estejam conectados com algum dos sistemas informatizados do STJ, até que seja garantida a segurança do procedimento.