Desde maio, mesmo com a pandemia do coronavírus em curso, 7 mil novos voluntários se ofereceram para atuar como mesários nas eleições deste ano no Rio Grande do Sul. A procura é vista, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), como um sinal de confiança, que pode ajudar a suprir a possível ausência de mão de obra nas votações em novembro.
O órgão não sabe informar quantos, dos 96 mil convocados (68% deles voluntários), pedirão dispensa, já que os chamamentos ainda estão em andamento. Há o temor de que o volume seja maior do que em disputas anteriores, apesar de todas as medidas de segurança previstas.
Além disso, dessa vez, estão sendo chamados 14 mil mesários a menos do que o registrado no pleito de 2018 (redução de 14,6%). O decréscimo deve-se à redução da quantidade de urnas no Estado — em parte, pelo envio de equipamentos a outras parte dos Brasil com déficit de aparelhos e, também, pela decisão de ampliar o distanciamento entre as urnas em seções com menor espaço.
Para compensar as perdas e evitar problemas, o TRE-RS decidiu convocar mais secretários de prédio, que têm uma série de funções, entre elas a de orientação nos locais de votação. Ainda que também possam pedir dispensa, a expectativa é de que cheguem a 12 mil em 2020, contra 5 mil em 2018, um aumento de 140%. Com a covid-19, eles terão papel ainda mais importante, atuando no controle das filas, garantindo o distanciamento mínimo, respondendo dúvidas e até mesmo assumindo o lugar de mesários ausentes. Se tudo der errado, servidores do Judiciário ficarão de sobreaviso para cobrir as lacunas.
— A falta de mesários é um dos pontos que mais nos preocupa, mas ainda estamos falando apenas em tese, porque não temos essa confirmação e somamos 7 mil novos voluntários de maio para cá. O número, em si, não muda muito em relação aos últimos anos, mas, considerando que tais inscrições ocorreram no auge da pandemia, é inspirador — afirma Daniel Wobeto, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS.
Para ampliar o contingente de apoiadores espontâneos, está em andamento uma campanha de estímulo, estrelada pelo médico Drauzio Varella. Nas peças de propaganda, ele pede a cooperação de quem não está nos grupos de risco e tem menos de 60 anos.
Além disso, a Justiça Eleitoral trabalha na preparação de protocolos rigorosos de saúde, com o apoio da Fiocruz e dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês. A intenção, conforme o presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, é conscientizar as pessoas de que serão adotadas todas as medidas possíveis para minimizar danos.
Ainda assim, mesários com comorbidades poderão solicitar liberação e, apresentando atestado médico, deverão ser atendidos.
— Evidentemente que a Justiça Eleitoral será sensível a esses casos e ao contexto do presente. Não vamos, de forma alguma, colocar as pessoas em situação de risco. Embora seja essencial para a democracia a participação e o trabalho dos mesários, a gente sabe que antes de mais nada está a própria vida — disse Villarinho, em entrevista à Rádio Gaúcha nesta segunda-feira (31).
Cuidados previstos no dia das votações
- Em parceria com a iniciativa privada, serão distribuídas 7,5 milhões de máscaras para todos os mesários do país, para que possam trocá-las três vezes ao longo do dia, além de 1,8 milhão de escudos faciais. Cada mesário terá, ainda, um frasco de álcool gel, para higienização pessoal
- Para reforçar os cuidados entre os eleitores, haverá um milhão de litros de álcool gel nas seções, para que eles limpem as mãos na entrada e na saída. Os eleitores deverão chegar à seção de máscara, respeitar distanciamento (com marcação no piso) e levar a própria caneta para assinar presença (para quem esquecer, deverá haver distribuição)
- A biometria está suspensa no pleito deste ano. O sistema usa impressão digital para identificar o eleitor e não pode ser higienizado com frequência (risco de estragar em razão do álcool)
- Depois de votar, o eleitor não receberá o comprovante em papel, como de costume, para evitar contato. A comprovação poderá ser acessada pela internet, nos sites do TSE ou do TRE-RS