O governador Eduardo Leite voltou a criticar, nesta quinta-feira (28), a postura do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus. Conforme Leite, além de Bolsonaro não representar uma liderança no enfrentamento ao vírus, ainda atua no sentido contrário, rejeitando as orientações científicas.
— Eu considero que não é só a falta da liderança, mas a liderança no sentido contrário. Este é o grande problema. É uma liderança contra. Do confronto. Isso é negativo. Então, não fosse já suficiente, para atrapalhar, a falta de uma liderança, há uma oposição àquilo que a ciência consagrou mundialmente, que é reduzindo a circulação de pessoas — disse o governador, ao ser questionado pela imprensa sobre o tema, durante transmissão ao vivo em rede social.
O governador também criticou a troca das equipes no Ministério da Saúde, apontando que isso reduz a velocidade das ações de combate ao coronavírus.
— Sobre a relação com o Ministério da Saúde, é claro que a troca constante dos ministros e das equipes gera problemas de continuidade. Assim, temos uma situação em que a interlocução com o ministério fica comprometida. Isso acaba gerando perda de velocidade, e velocidade é o que a gente precisa nas políticas públicas — afirmou Leite.
O governador ainda valorizou o combate à desinformação, às chamadas fake news.
— Sem dúvida nenhuma, um dos males a ser combatido é o das fake news, das mentiras, e a imprensa nos dá grande colaboração para que as pessoas possam conhecer o que efetivamente está acontecendo — disse Leite.