Sob esquema de policiamento reforçado, o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) provocou mudanças no trânsito em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (27). Os bloqueios e desvios tiveram início na noite de terça-feira (26) e ocorreram na área central e parte da zona sul da cidade.
Ficaram bloqueadas a Avenida Mauá — na altura da Rua Bento Martins, interrompendo o trânsito na João Goulart e na Edvaldo Pereira Paiva até a Ipiranga— e a Avenida Augusto de Carvalho — entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a Loureiro da Silva. A interrupção causou desvios das linhas de ônibus T1 e T1-D. Já a Loureiro registrou interrupção nos dois sentidos, da rótula do Gasômetro até a Augusto de Carvalho.
Na zona sul, a Edvaldo Pereira Paiva foi interrompida, no sentido bairro-Centro, desde o Viaduto Abdias do Nascimento, o que provocou congestionamento na região, principalmente na Avenida Diário de Notícias.
Por volta das 8h40min, o trânsito começou a ser liberado. Até as 10h40min, o único bloqueio era registrado na Avenida Augusto de Carvalho, entre a Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira.