Bento Gonçalves, na serra gaúcha, será o centro das atenções do Mercosul na primeira semana de dezembro. Com 96 mil habitantes, a cidade, acostumada a realizar grandes eventos, receberá chefes de estado, chanceleres e outros ministros de Estado para a reunião de cúpula do bloco, que ocorrerá entre os dias 2 e 6.
As forças de segurança já estão organizando o esquema há pelo menos um mês e meio, conforme apurou GaúchaZH. O Ministério de Relações Exteriores faz contato constante com a Prefeitura de Bento Gonçalves e os demais órgãos que estarão envolvidos no encontro. O evento será realizado no Hotel Spa do Vinho, no km 21, da RS-444, no Vale dos Vinhedos.
A expectativa é de que 2,5 mil pessoas estejam na cidade para o evento, entre chefes de Estado, ministros, assessores, agentes de segurança e imprensa. Os chefes de Estado deverão passar a noite de 4 para 5 de dezembro no próprio hotel do evento. De acordo com cronograma publicado no site do bloco, a reunião dos chefes de Estado ocorrerá no dia 5. O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença. GaúchaZH aguarda posição do Itamaraty para saber quais os demais presidentes estarão no encontro.
— A gente está muito feliz de receber a cúpula do Mercosul. Ainda mais que temos o nosso presidente como presidente do bloco. Estamos honradíssimos. Coroa um belo trabalho que estamos fazendo em Bento Gonçalves — destaca o prefeito Guilherme Pasin.
O bloqueio territorial de segurança próximo ao hotel do evento começará no dia 1º. Haverá cadastramento de moradores, empregados e donos de empresas da região.
— Nossa equipe estará em peso na cidade para fazer a segurança dos chefes de estado — relata um integrante das forças de segurança que estará no encontro e pediu para não ser identificado.
Bento Gonçalves receberá simultaneamente à cúpula do Mercosul mais dois eventos com expectativa de grande público: a Copa Sul-Americana de Futebol Sub-17 e a Feira de Tecnologia para Vitivinicultura - Tecnovitis.