Eleita em primeiro turno à prefeitura de Pelotas, em um feito inédito no município, Paula Mascarenhas (PSDB) prepara-se para disputar a reeleição em 2020 — com o governador Eduardo Leite como principal fiador e cabo eleitoral. Para tentar quebrar a hegemonia tucana, a oposição discute a articulação de uma frente de esquerda.
Em 2016, a então vice-prefeita ascendeu ao comando do Paço Municipal beneficiada pela gestão exitosa ao lado de Leite — o chefe do Executivo deixaria o cargo com 87,2% de aprovação. Dessa vez, há elementos novos no cenário, capazes de complicar os planos. Entre eles, estão a crise nas finanças e o atraso nos salários dos servidores, que na última semana decidiram paralisar atividades. Paula reconhece os desafios, mas destaca avanços e diz estar preparada para o pleito.
— Em princípio, sou candidata à reeleição. Temos muitos projetos em andamento, e o grupo de partidos que nos apoia acredita que sou a pessoa certa para dar continuidade. Enfrentamos dificuldades financeiras, mas temos condições de botar Pelotas no rumo — diz a prefeita.
A oposição já se articula para impedir o intento. Embora as principais siglas de esquerda já tenham pré-candidatos próprios, o presidente municipal do PT, Luciano Lima, diz que existe a possibilidade de unir forças.
— Criamos um fórum envolvendo PT, PSOL, PDT e PCdoB. Esses partidos já manifestaram a intenção de formar uma frente no ano que vem, mas ainda não houve a discussão de candidaturas — afirma Lima.
Entre os nomes ventilados está o do reitor da Universidade de Federal de Pelotas, Pedro Rodrigues Curi Hallal, que não tem filiação partidária. Há dúvidas, contudo, se ele aceitaria concorrer. Se a frente não vingar, o PT aposta no vereador Ivan Duarte. O PSOL reprisa a candidatura de Jurandir Silva e o PDT acena com o vereador Marcus Cunha.
Confira o cenário nas outras quatro principais cidades:
Rompido com o partido de seu vice, Marchezan deve lançar candidatura à reeleição em disputa marcada por divisão da centro-direita e conversas por chapa unificada da esquerda. Leia mais
O cenário para 2020 indica a candidatura à reeleição de Daniel Guerra e articulações pulverizadas da oposição. Entre os potenciais candidatos está o ex-governador José Ivo Sartori. Leia mais
O município deve ter dois ex-aliados na disputa. Embora negue em público, Luiz Carlos Busato deverá buscar a reeleição, tendo como principal adversário o ex-prefeito Jairo Jorge (PDT). Leia mais
Após pleito acirrado em 2016, o prefeito Jorge Pozzobom deverá disputar a reeleição, daqui a um ano, com nomes do próprio governo e com uma nova aposta do PT, entre outros concorrentes. Leia mais