O lançamento do processo de concessão de parques nacionais em Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na serra gaúcha, é aguardado para os próximos meses. A intenção inicial do governo federal é abrir o prazo para recebimento de projetos até outubro. Os estudos irão apontar o modelo de exploração dos locais. Após essa etapa, o edital para a escolha da empresa que irá administrar as estruturas será aberto, o que deverá ocorrer no próximo ano.
Em abril, o ministro Ricardo Salles visitou a Floresta Nacional de Canela, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula e os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul. Após as agendas, afirmou que a região possui "potencial espetacular". Até o final do ano, a intenção é anunciar a concessão de 20 parques no país. A medida tem o objetivo de ampliar o potencial turísticos dos locais, qualificando estruturas com opções de restaurantes, lanchonetes, acessibilidade e sanitários.
Apesar de crítico da política ambiental do governo, o diretor de Justiça Socioambiental da Organização WWF-Brasil, Raul do Valle, pondera que a intenção de conceder unidades de conservação à iniciativa privada pode ser positiva para estimular o uso público de áreas de preservação.
— É factível se for feito um sistema inteligente e apropriado de concessão e isso gerar aumento na visitação em unidades que estão aquém do que poderiam — pontua Valle.
Na visão do governo gaúcho, o aumento no número de visitantes poderá fazer com que os acessos aos parques sejam melhorados. Em abril, durante visita de Salles às áreas, o governador Eduardo Leite deixou em aberto a possibilidade de parcerias com o setor privado para recuperar rodovias, como a RS-427, que dá acesso ao parque Aparados da Serra, onde fica o cânion Itaimbezinho.
Secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos aprova a medida federal e diz que o modelo de concessão poderá ser adotado para parques geridos pelo Estado. A alternativa é avaliada para o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, onde o principal atrativa é o Salto do Yucumã, o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, Parque Estadual do Tainhas, na Serra, e o Parque Estadual de Itapeva, em Torres.
— A concessão é importante para que os parques não fiquem isolados, sem o conhecimento da sociedade. Estamos analisando com cautela para ver onde podemos avançar — comenta Lemos.