Com extinção aprovada durante governo de José Ivo Sartori (MDB), mas ainda em atividade, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) terá um novo superintendente. Segundo o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, o escolhido para o cargo é Rodrigo Schnitzer, ex-secretário do Desenvolvimento Econômico de Canoas.
— Estou aguardando apenas uma assinatura do governador, e ela (decisão) deve ser publicada hoje ou amanhã. Mas vai ser essa semana, com certeza — adiantou, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta terça-feira (7).
De acordo com Vivian, Schnitzer tem perfil técnico e foi indicado pelo PTB para o cargo.
Responsável pelo gerenciamento do Sistema Estadual de Transporte de Coletivo de Passageiros, entre outras atividades, a Metroplan teve a extinção aprovada em 2016. Desde a decisão, 15 dos empregados foram desligados e 99 permanecem (22 com estabilidade, 10 amparados por liminar, 44 com contratos emergenciais e 23 com cargos de confiança ou FGs).
Além disso, a sede do órgão, que era alugada, foi devolvida ao proprietário. Hoje, a Metroplan funciona no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).