A Polícia Federal cumpre na manhã desta segunda-feira (29), em Belo Horizonte e outras quatro cidades mineiras, sete mandados de busca e apreensão em operação que investiga candidaturas-laranja pelo PSL nas eleições de 2018. Segundo o portal G1, a sede do partido, na Região Centro-Sul da capital mineira, é um dos endereços das buscas.
Denominada Sufrágio, a ação busca esclarecer suposta irregularidade na aplicação de recursos para cotas femininas, além de irregularidades no repasse de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha pelo PSL — partido do presidente da República, Jair Bolsonaro — a quatro candidatas a deputado estadual e federal no estado.
Esquema de laranjas
A revelação do suposto esquema de candidaturas laranjas no partido de Bolsonaro provocou uma crise no governo no início deste ano. O escândalo, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo em uma série de reportagens, levou à queda do ministro Gustavo Bebianno do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência e deixou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em situação delicada.